A Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Mato Grosso (Facmat) empossa, nesta sexta-feira, em Cuiabá, os 54 presidentes eleitos das Associações Comerciais e Empresariais filiadas para a gestão 2019/22. Na quinta, está prevista audiência com o secretário estadual de Fazenda, Rogério Gallo, que detalhará alguns dos projetos do novo governo.
Antes, os novos dirigentes vão conhecer o processo de ambientação que é uma capacitação preparada pela federação para apresentar, desde a estrutura, funcionamento e equipe de uma associação comercial até o seu papel junto aos empresários.
Segundo o presidente da Facmat, Jonas Alves, muitos presidentes vêm da diretoria das associações e já acompanham o dia a dia da entidade. No entanto, têm alguns novatos que precisam de algumas orientações para uma “boa relação institucional, bem como tenham um pensamento maior, de união e coletividade, pensando em toda a sociedade empresarial do município para que possam conduzir as Associações Comerciais de maneira eficiente, eficaz e com bons resultados”, afirma, através da assessoria.
Faz parte ainda da ambientação informações sobre os sistemas de gestão e tecnologia, orientação jurídica, contábil e de comunicação, produtos e fontes de financiamento, entre outros assuntos.
Os presidentes das associações comerciais foram eleitos ano passado. Em Sinop é Klayton Gonçalves. Em Sorriso é Nilson de Alencar, em Nova Mutum, Joelmir Faccio.