A Copa São Paulo de Futebol Júnior de 2019 completa 50 anos cada vez mais renovada. A competição que já revelou diversos craques para o futebol brasileiro é a mais importante em cada início de temporada e reúne clubes de todo o país. Cuiabá e Sinop serão os representantes do Mato Grosso na competição. O Cuiabá caiu no grupo 9, sediado na cidade de Francana-SP. A chave ainda composta pelo Botafogo-RJ, Francana-SP e Horizonte-CE. O Sinop estará no grupo 17, que será disputado em Itú-SP. O Galo do Norte terá o Corinthians-SP, Ituano-SP e Ricanato-TO como adversários.
Organizada pela Federação Paulista de Futebol (FPF), a copinha vai acontecer entre os dias 2 e 25 de janeiro, e a partida final será disputada no dia 25, data do aniversário da cidade de São Paulo. Neste ano, a competição será disputada por 128 times, divididos em 32 grupos. Apenas os dois primeiros de cada grupo avançam para a fase seguinte, que será composta por rodadas mata-matas.
Neste meio século de torneio, centenas de jogadores foram lançados e muitos despontaram para o estrelato e para brilhar em gramados nacionais e internacionais, inclusive com a camisa da Seleção Brasileira. Em 1972, por exemplo, a Copinha foi pródiga em revelações. Falcão, o Rei de Roma, apareceu com a camisa do Internacional, enquanto Toninho Cerezo se destacava no Atlético-MG.
Em 1980, foi a vez de Casagrande que fez história com a camisa do Corinthians. Raí apareceu em 1983 defendendo o Botafogo, de Ribeirão Preto, enquanto Cafu foi destaque do São Paulo em 1988.
Os atacantes Sávio, Luizão; e Vagner Love, os meias Deco e Kaká, o zagueiro Alexandre Torres foram alguns dos craques que começaram a dar os primeiros passos para a fama nos gramados paulistas. E Neymar, um dos maiores jogadores do mundo na atualidade, participou das copinhas de 2008 e 2009, sempre com alto rendimento.
21 clubes já levantaram a taça da Copa São Paulo de Futebol Junior. O Corinthians lidera a lista de campeões da competição, com 10 títulos, seguido pelo Fluminense, segundo maior vencedor com cinco títulos. Com o título alcançado no ano passado, o Flamengo conquistou seu quarto troféu na história, se igualando ao Internacional, de Porto Alegre. Palmeiras, Grêmio e Botafogo, entre os considerados grandes clubes, seguem sem levantar a taça do maior