O Informe Epidemiológico da secretaria Estadual de Saúde apontou que até ontem, em Sinop, foram registrados 658 casos de dengue, o número é quase 40% a menos que no mesmo período do ano passado, quando foram registrados 951 casos. Ainda assim, a vigilância classificou o município com risco de infestação da doença.
Apesar do risco nenhum óbito foi registrado no município, já no Estado 4 pessoas morreram vítimas de dengue. Houve confirmação de óbito pela doença em Campo Verde, Nova Mutum, Poconé e Serra Dourada. Já em Colniza dois casos estão sob investigação.
Em contrapartida, os casos de zika vírus aumentaram em 800% no município e a vigilância epidemiológica já registrou 27 casos. Em todo ano passado, foram 3. Apesar do aumento o município ainda está classificado com risco baixo da infestação da doença. Não houve registro de mortes pela doença.
Em relação à febre chikungunya também houve aumento de 900% e Sinop registrou 30 casos este ano, em 2017, foram 3. No Estado 8 pessoas morreram vítimas da doença. Somente em Cuiabá foram registrados sete casos, outro óbito ainda está sob investigação. Também houve confirmação de morte pela doença em Várzea Grande.