Os corpos da presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público, professora, Jocilene Barboza, 42 anos, e do diretor do Sintep e ex-presidente Júlio César Viana, 65 anos, chegaram há pouco em Cuiabá. O velório é na capela Jardins. A assessoria informou, há pouco, ao Só Notícias, que os sepultamentos ocorrerão nesta 3ª feira no cemitério parque Bom Jesus em Cuiabá. Jocinele será às 16hs e, Julio, às 17hs,
A necropsia foi feita no Instituto Médico Legal em Diamantino e concluída no final da manhã. Os dois dirigentes sindicais faleceram, ontem à tarde, em violenta colisão da caminhonete VW Amarok onde estavam com uma carreta vermelha, placas de Maringá (PR). Foi na BR-163, nas proximidades do Posto Gil. As causas do acidente começam a ser apuradas. De acordo com a assessoria do sindicato, Julio dirigia a caminhonete e chovia muito.
Ambos estavam em Juara (300 km de Sinop) em atividade com novos concursados e voltavam para casa quando houve a violenta colisão frontal. Ambos morreram na hora.
Em nota, o Sintep expôs que a direção da entidade, “consternada com a fatalidade se solidariza e manifesta o profundo pesar aos familiares e amigos. Acreditando que não há despedidas fáceis, sobretudo quando dizemos adeus a alguém que queremos bem. Não há palavras ou gestos capazes de aliviar a dor. Vai ser difícil de superar, e jamais nos esqueceremos. O tempos trará serenidade e aceitação, e então apenas restarão as saudades, mas para as combater terá as lembranças que guardará para sempre. A dor da perda é profunda, mas a esperança nos faz caminhar pelas trilhas deixadas por eles. Que nos motive e nos inspire e nos norteie todo o legado deixado na luta pela educação e por políticas sociais dignas para todos e todas”.
O Partido dos Trabalhadores também manifestou “profundo pesar” pelos falecimentos “dos companheiros, Júlio Cesar Martins Viana e Jocilene Barboza dos Santos. “Filiada ao PT de Alto Floresta, Jô como era carinhosamente chamada pelos companheiros (as), exercia a função de secretária de mulheres do Diretório Estadual do PT”. Julio era “filiado ao PT de Colíder, participou das direções do partido em âmbito municipal e estadual, sendo candidato a deputado estadual em 2010. No Sintep exerceu diversas funções, sendo eleito duas vezes presidente da entidade (1998 a 2002 e 2003 a 2006). Também presidiu a CUT-MT em duas gestões (2003 a 2009).
A secretária estadual de Educação, Marioneide Kliemaschewsk, disse que a educação de Mato Grosso perde dois de seus maiores defensores. “Jocilene e Júlio representavam todos os profissionais da educação do Estado, é uma perda prematura e muito grande para nós, que temos em comum à luta por uma educação pública de qualidade”, disse.
O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, disse que os dois professores, “com toda certeza deixaram sua marca na vida de inúmeros amigos e colegas”.