Os jurados decidiram, por maioria de votos, absolver Natanael Soares Motinho, 52 anos, e Jonatas Oliveira Moitinho, 28 anos, da acusação de homicídio qualificado contra Claudecir Rodrigues da Silva, 33 anos. A vítima foi morta com um tiro, em setembro de 2011, no assentamento Cedro Rosa, em Nova Ubiratã (160 quilômetros de Sinop).
Em júri realizado esta semana, na câmara de vereadores do município, os jurados entenderam que Jonatas foi o autor do crime, porém, reconheceram que ele agiu “em legítima defesa”. Para o conselho, no entanto, Natanael não participou do crime.
Na época em Claudecir foi morto, a Polícia Civil de Sorriso foi comunicada sobre um suposto abuso sexual contra uma parente da vítima, que tinha 15 anos e cometeu suicídio. No boletim de ocorrência constava que Claudecir foi procurar um homem que, supostamente, teria abusado sexualmente da jovem. Porém, a pessoa que ele procurava não estava no local.
Ele, então, teria discutido com outros dois homens que estavam no sitio e entrado em luta corporal com um deles. Claudecir acabou levando um tiro e foi encaminhado para o Hospital Regional de Sorriso. Porém, não resistiu e faleceu, posteriormente.
Durante o julgamento, o Ministério Público Estadual (MPE) opinou pela absolvição da dupla. Ainda cabe recurso à sentença.