PUBLICIDADE

Janaína Riva desiste da presidência da Assembleia e fala em consenso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

A deputada reeleita Janaína Riva (MDB) confirmou que não vai disputar a presidência da Assembleia Legislativa de Mato Grosso em fevereiro do ano que vem e anunciou que o seu foco é na disputa da primeira-secretaria do parlamento estadual. Ela disse ainda que já existe um consenso entre os parlamentares para reconduzir o atual presidente, Eduardo Botelho (DEM), ao cargo e que a tendência é a disputa por cargos isoladamente.

Janaína negou que o recuo tenha ocorrido em função da sua gravidez anunciada recentemente e disse que sofreu com comentários preconceituosos para tentar desestabilizá-la. “Houve comentários, mas comentários mais preconceituosos e machistas com relação à gravidez, o que na disputa não altera em nada. Agora trabalhando a candidatura à primeira-secretaria e não à presidência. Acredito que o Botelho já tenha se consolidado como candidato único à presidência da casa. É claro que ninguém tem unanimidade, mas já existe um entendimento dos parlamentares que seria importante que o Botelho permanecesse como presidente neste momento de transição que a Casa está vivendo”, explicou.

Apesar de não declara apoio diretamente à candidatura de Botelho, a deputada acrescentou que não se incomoda em compor com o democrata para assumir uma cadeira na direção do Legislativo. “Nós estamos trabalhando com os deputados uma indicação à primeira-secretaria da Casa e, sendo o Botelho candidato a presidente, a composição seria naturalmente com o Botelho”, pontuou.

A deputada entente que a eleição desta mesa diretora tem características diferentes das anteriores, com deputados tentando trabalhar as candidaturas a determinados cargos, sem necessariamente fechar a composição de chapas. A novidade, segundo Janaína, é salutar para evitar a perpetuação de caciques dentro da Assembleia. Outra medida apontada pela parlamentar é a proibição da alternância imediata de cargos, prática rotineira do seu pai, José Riva, que se revezou entre a presidência e  a secretaria por cerca de 20 anos.

Já mostrando afinidade com Botelho, Janaína fala em compor uma mesa diretora que agregue os novos deputados eleitos. “Eu tenho o mesmo entendimento que tem o Botelho de que tem outros parlamentares é que e preciso fazer uma composição com chapa mista. Tem, sim, os novatos que fazerem parte da mesa diretora, assim como os deputados que foram reeleitos”, opinou.

Nesta perspectiva de abrir espaço para os novos, Janaína bate de frente com o deputado Guilherme Maluf, que pretende permanecer na primeira-secretaria. Ela disse que já conversou com o colega e que, num primeiro momento, acha difícil que ele recue, mas a deputada usa argumentos de empoderamento feminino e tenta mostrar alternativas para Maluf, entre elas a possibilidade de ocupar uma vaga de conselheiro no Tribunal de Contas do Estado.

“O que ele [Maluf] tem que entender, na minha opinião, é que neste momento a abertura de espaço para a composição de um novo grupo é muito importante para a Assembleia, porque vai ficar muito ruim se se mantiver como está e a gente criar uma divisão aqui dentro”, alertou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE