Na última semana, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) divulgou os novos dados de esmagamento do mês de outubro no Estado. Segundo o relatório, o total esmagado ficou em 801,34 mil toneladas, recuo de aproximadamente 1,57% quando comparado ao mês de setembro, e de 9% em relação ao mesmo período em 2017.
Conforme o Imea, essa situação se “deve, principalmente, à paralisação de algumas fábricas para manutenção e, também, à pouca disponibilidade de soja no mercado, visto que 97,3% da safra 2017/18 já está comercializada”. Em contrapartida, o instituto cita que, apesar do pouco recuo, é “fato que os níveis de volumes esmagados seguem elevados devido, principalmente, à demanda elevada durante o ano de 2018”.
Ainda de acordo com os analistas do instituto, a margem bruta de esmagamento segue favorável no período. “No entanto, restando menos de 3% para toda a soja da safra 2017/18 ser comercializada em Mato Grosso, as esmagadoras que não garantiram estoques podem ter um cenário incerto, devido aos baixos volumes até a entrada da nova safra”.