O Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços fechou o balanço das exportações brasileiras entre janeiro e outubro deste ano, que colocam Mato Grosso como o 6º estado que mais exporta no Brasil, respondendo por 6,9% das vendas nacionais feitas para fora do país. No período, Mato Grosso já soma U$ 13,8 bilhões de exportação e a balança comercial tem U$ 12,5 bilhões de saldo. O crescimento das vendas internacionais em relação ao mesmo período do ano passado é de 8,6%. De janeiro a outubro de 2017, Mato Grosso contabilizava U$ 12,7 bilhões e a balança comercial tinha saldo de U$ 11,4 bilhões.
Destes valores, a soja em grão corresponde a 55% das exportações. Farelos e resíduos da extração de óleo respondem por 14% do resultado e a venda de milho em grãos por outros 14%. A carne, que deverá crescer após o fim do embargo russo, tem 6,5% das participações nas vendas externas.
A China, que está receosa com a eleição de Jair Bolsonaro (PSL), é o destino de 36% das exportações, com vendas de quase U% 5 bilhões que representam uma variação positiva de 8% em relação ao mesmo período. O Irã aumentou a participação em 42% e chegou à casa de U$ 1 bilhão, com compras, principalmente, de milho, tornando-se o segundo maior parceiro comercial de Mato Grosso, com 7,4% da participação. Holanda, Tailândia e Espanha fecham o ranking dos cinco maiores compradores do estado.