Populares filmaram o momento que um jacaré atravessa a avenida Hermina Torquarto da Silva, na faixa de pedestres que dá acesso ao Parque das Águas, em Cuiabá, ontem à noite. O vídeo está circulando pelas redes sociais. O parque tem extensão total de 270 mil m², sendo 1.500 metros destinados para pista de caminhada e outros 1.600 metros de ciclovia, além de uma área destinada para bares e restaurantes. É comum avistar cobras, capivaras e jacarés na região.
Na semana passada, um cachorro-vinagre macho, de poucos meses de vida, foi entregue voluntariamente para a secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema-MT) e encaminhado para o Criadouro Onça Pintada, no Paraná. A espécie, que está na lista vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, classificada como vulnerável, ou seja, com um risco elevado de extinção, foi encontrado em Alta Floresta, no Nortão, e ficou internada por 17 dias em isolamento no Hospital Veterinário da Universidade Federal de Mato Grosso.
Desde o dia que chegou em Cuiabá até receber alta, o cachorro-vinagre não teve contato com nenhum outro canídeo de qualquer espécie e manteve acesso restrito a pessoas, sendo atendido apenas por veterinários. Ele foi enviado ao criadouro paranaense, ainda está passando por exames, avaliação médica e se recuperando da viagem. A restrição ao contato com os canídeos, como cães, lobos e raposas, é importante porque o cachorro-vinagre é sensível a doenças comuns nestas espécies.