O mato-grossense Eumar Novacki, secretário executivo no ministério da Agricultura, será o secretário da Casa Civil do Distrito Federal, a partir de primeiro de janeiro. Ele aceitou convite do governador eleito Ibaneis Rocha (MDB). Novacki comandou a secretaria da Casa Civil do governo de Mato Grosso na gestão de Blairo Maggi.
Coronel da PM, Novacki é considerado o ‘número 2 no ministério’ e ainda não anunciou se deixará o cargo nos próximos dias ou se fica até o final de dezembro. Ele e o governador eleito conversaram, no último dia 5, quando Ibaneis foi ao ministério tentar alocar recursos para o ano que vem.
Quando Blairo deixou o governo do Estado e foi eleito senador, há 8 anos, Novacki foi chefiar seu gabinete no Senado. Ao receber o convite para ser ministro da Agricultura, Blairo escalou Novacki para ser secretário executivo e foi ministro interino em várias ocasiões.
O novo governador também confirmou, hoje, outro ministro do governo Temer para o secretariado. Gustavo Rocha, que é ministro de Direitos Humanos e estava na sub-chefia da Casa Civil assumirá a secretaria de Justiça.