Boa parte dos órgãos públicos estaduais não funcionará entre quinta-feira (15 – feriado da Proclamação da República) até o dia 20 (feriado da Consciência Negra. Foram definidos pontos facultativos na sexta-feira e na segunda. Serviços considerados essenciais, como saúde e segurança pública, permanecem atendendo.
A secretaria de Educação (Seduc), assessorias pedagógicas e os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) não funcionam durante todo o feriado. As Escolas Estaduais também não abrirão nos feriados, no entanto, algumas podem funcionar nos pontos facultativos. Cada unidade administrativa possui autonomia de decisão para cumprimento dos dias letivos previstos.
Segundo a secretaria de Saúde, em Cuiabá as unidades de saúde que fecham no feriado e retomam atendimento normal na quarta-feira (21): Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão. No interior, não foi informado quais fecham neste período.
Apenas as unidades administrativas param no feriado prolongado, conforme a secretaria de Segurança Pública. Em Cuiabá e Várzea Grande, as centrais de flagrantes do bairro Planalto e a central de ocorrências da Prainha, além da central de flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande estarão funcionando normalmente. No interior, as delegacias de polícia já atuam sob regime de plantão, 24 horas por dia, e deverão continuar com este atendimento durante o feriado. Já as Delegacias Especializadas de Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande trabalharão sob regime de sobreaviso.
O Gabinete de Comunicação informa que internautas podem obter atendimento online durante o feriado na Delegacia Virtual para registro de ocorrências envolvendo extravio/furto, furto de celular, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e também realizar o pré-registro de outros crimes.