Marcada para o dia 5 de dezembro, a eleição para a presidência da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) tem dois candidatos anunciados. O primeiro, Neurilan Fraga (PSD) busca a reeleição para o terceiro mandato. Opositor, o prefeito de Araguainha (467 km de Cuiabá), Sílvio José de Morais Filho (PSD) defende alternância no poder e quer assumir o comando da AMM no próximo biênio.
Fraga foi prefeito de Nortelândia por dois mandatos e eleito presidente da AMM pela em dezembro de 2014. No decorrer do primeiro mandato, o atual presidente promoveu a reforma no estatuto que possibilitou a reeleição, mesmo após encerrar a gestão como prefeito. Além disso, estabeleceu salário de R$ 16 mil para dedicação integral à entidade. Em 2017, ele foi o único que apresentou uma chapa e foi reeleito por unanimidade para o segundo mandato.
“Tem uma série de ações que começamos e precisamos continuar. E entendemos também que o presidente da AMM precisa de total dedicação ao órgão, o que pode não ser feito caso um prefeito assuma. O prefeito fica dividido entre suas atividades do município e a AMM e acaba prejudicando as duas gestões”, disse Neurilan, que ressaltou ter feito um trabalho in loco das pautas municipalistas fora do Estado, junto da Confederação Nacional de Municípios (CNM).
Sílvio José, porém, afirma que é importante mudar a direção para que novos projetos sejam iniciados. De acordo com ele, Neurilan já está há 4 anos no cargo e contribuiu, mas acredita ser preciso dar a oportunidade a outros prefeitos que desejam assumir a instituição. “Entendemos que a AMM está boa mas precisa melhorar e estamos montando uma linha da propostas para isso”. A associação tem como objetivo reunir os municípios, promovendo o aperfeiçoamento da administração através de assistência técnica, jurídica, administrativa e educativa.