O preço da pluma disponível da safra 2017/18 em Mato Grosso finalizou outubro com um recuo de 3,39% em relação ao mês anterior, fechando a uma média de R$ 95,37/@. Segundo o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), foi o terceiro mês consecutivo com o preço da fibra apresentando queda.
Conforme os analistas do instituto, a retração por parte da demanda “tem sido o principal fator da desvalorização”. O Imea aponta que, durante esse período, parte da pluma beneficiada é “destinada para as entregas de contrato, além de que a recuperação econômica brasileira, mais lenta do que se esperava para 2018, também tem impactado o consumo do setor têxtil”.
O instituto destacou também que, mesmo com o recuo da demanda e baixas negociações nos últimos meses, “o preço da pluma ainda está em média 23,66% mais valorizado em comparação ao mesmo período do ano passado”. Para os analistas, daqui para frente, o desempenho das indústrias têxteis brasileiras continuará sendo “um importante indicador para a tendência do preço disponível no mercado interno”.