Um avião modelo Neiva EMB-201A caiu em uma área de floresta, a cerca de 5 quilômetros de uma fazenda, localizada em União do Norte, que é distrito de Peixoto de Azevedo (197 km de Sinop), neste final de semana. O gerente da propriedade que preferiu não se identificar informou, ao Só Notícias, que estava trabalhando quando viu a queda. “Estava gradeando, com trator, uma área quando o avião passou bem baixo e caiu. Fomos até o local e encontramos o avião todo destruído, pegando fogo. Andamos (pela mata) mas não encontramos o piloto”, disse.
O Corpo de Bombeiros deve iniciar hoje as buscas na região do acidente. Ainda não há informações do local onde a aeronave decolou e qual seu destino.
Segundo consta no Registro Aeronáutico Brasileiro, que a aeronave estava com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) cancelado. O procedimento não havia sido renovado desde setembro de 2010. O avião estava na categoria de serviços especializado aeroagrícola.
A assessoria da Força Aérea Brasileira informou, há pouco, que investigadores do sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizarão a Ação Inicial da ocorrência envolvendo a aeronave.
O processo de investigação possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a queda.
A investigação realizada pelo Cenipa tem o objetivo de prevenir que novos acidentes com as mesmas características ocorram. A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo órgão depende da complexidade do acidente.
(Atualizada às 11:13h)
(Atualizada às 8h32)