PUBLICIDADE

Atlético-MG é derrotado pelo Grêmio em BH e tem vaga na Liberta ameaçada

PUBLICIDADE
Gazeta Esportiva (foto: Juan Mabromata/AFP)

O Grêmio contribuiu para a falta de sono dos dirigentes atleticanos, ao vencer o Galo, por 1 a 0, na tarde deste sábado, no Independência, pelo Campeonato Brasileiro. O clube mineiro passou o mês de outubro sem vencer – época que foi suficiente para a queda de Thiago Larghi e do diretor Alexandre Gallo – e agora vê sua vaga na Copa Libertadores bastante ameaçada.

O Grêmio precisou somente de dois minutos para provocar o caos dentro do Galo. Isso porque Geromel aproveitou uma cobrança de escanteio e marcou o gol que deu a vitória ao Tricolor. O resultado joga mais pressão para o grupo alvinegro e para o técnico Levir Culpi que acumula três jogos e três derrotas desde o seu retorno. O Atlético está na sexta colocação, com 46 tentos anotados. O Santos está empatado em número de pontos, mas perde nos critérios de desempate e pode superar o clube mineiro ainda nesta rodada. O Grêmio está na quinta posição, com 55 tentos.

Na próxima rodada, o Atlético recebe o Palmeiras, no Independência, no domingo, às 17h (de Brasília). Já o Grêmio terá pela frente o Vasco, no mesmo dia e horário, no Rio Grande do Sul.

Primeiro tempo

O técnico Levir Culpi mudou o esquema atleticano para o duelo contra o Grêmio. Tirou Cazares e mandou a campo um time com três volantes, tendo David Terans como homem para armar jogadas. Elias, do modo proposto, ficou mais livre.

No entanto, quando o momento é ruim, pouco adianta qualquer coisa. Demorou apenas dois minutos para o Atlético sofrer o primeiro gol. Em cobrança de escanteio, após erro grotesco de Leonardo Silva no lance que gerou o tiro de canto, Jael subiu mais que todo mundo e Victor fez uma bela defesa. Na sequência, no entanto, Geromel aproveitou o rebote e colocou para o fundo das redes.

Após o tento sofrido, o Galo passou a ter o completo domínio do jogo. Trocava passes para todos os lados e usava todas as suas peças. Era pouco eficiente no ponto de vista de intensidade, mas conseguia agredir, embora levemente.

Aos 13 o Galo chegou pela primeira vez. Em bom cruzamento da esquerda, a bola sobrou na entrada da área e Terans chutou. A redonda ficou com o goleiro Paulo Victor. Aos 18, o Atlético chegou novamente: desta vez em cruzamento da esquerda e Elias, por pouco, não marca.

O Atlético mandava no jogo. A explicação para isso era fácil de ser encontrada: o uruguaio David Terans assumiu a condição de homem centralizado e dava muita organização ao Galo.

O Grêmio passou a apostar nos contra-ataques. Em duas oportunidades eles foram uteis, nas duas chances, porém, o Galo conseguiu se virar e ficar com a bola.

Aos 36 o lance mais impressionante do primeiro tempo. Em cruzamento feito por Chará, já dentro da área, a bola ficou em disputa. Após muita bagunça, a redonda sobrou para Terans que chutou e o zagueiro Geromel, de cabeça, tirou.

Segundo tempo

O Galo voltou com uma intensidade pouco vista no primeiro tempo. O primeiro lance da etapa complementar levou perigo. Em boa jogada de Emerson na direita, Elias teve a chance de chutar, mas pegou mascado na bola.

O que o Galo tentava, todavia, era inútil, afinal, o Grêmio tinha comportamento defensivo muito interessante. Além disso, o time sulista tinha a disposição Geromel que estava em grande tarde.

O Grêmio passou a apostar apenas nos contra-ataques. A equipe via o Atlético desesperado atrás do placar, tentando, pelo menos, o empate. O técnico Levir Culpi fez alterações para deixar o Galo mais agudo, mas não resolveu. O Tricolor fez mudanças para deixar a equipe mais veloz.

No término do jogo, o Atlético já não tinha qualquer organização. O zagueiro Leonardo Silva estava no ataque tentando o empate em boas aéreas, enquanto Chará ajudava na marcação. Não adiantou.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Homem é socorrido pelos bombeiros após ser esfaqueado em Sorriso

Um homem, de 23 anos, foi socorrido pelo Corpo...

Bombeiros combatem queimada em vegetações do aterro sanitário de Alta Floresta

Os militares do Corpo de Bombeiros fizeram, ontem, combate...

Preso em Mato Grosso foragido da justiça de alta periculosidade do Maranhão

Em apoio à Polícia Civil do Maranhão, equipe da...

Começa na 2ª feira saque do FGTS para nascidos em setembro

O saque emergencial do FGTS para os trabalhadores nascidos...
PUBLICIDADE