A Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural de Biocombustíveis (ANP) informou, ao Só Notícias, que de janeiro até 25 de outubro, 4 postos de combustíveis foram autuados em Sorriso, por equipamento ausente ou em desacordo com a legislação e não cumprimento de notificações. Ao todo foram feitas 33 ações na cidade.
A atuação da agência abrange as áreas de exploração, produção, refino e processamento de petróleo e gás natural, movimentação de petróleo e derivados, biocombustíveis e gás natural, e o abastecimento de derivados de petróleo, gás e biocombustíveis.
Ainda de acordo com a ANP, está em fase de publicação um acordo de cooperação entre a agência e Procon de Sorriso, para as fiscalizações serem mais frequentes. Ainda não está definida a data para parceria entrar em vigor.
No mesmo período a agência também fez dez ações em Sinop, porém, não houve nenhuma interdição ou autuação. A fiscalização é para garantir a qualidade dos combustíveis e o cumprimento das regras vigentes pelos agentes do mercado do abastecimento nacional.