PUBLICIDADE

Impulsionado pelo milho, Irã se isola como 2º mercado exportador de Mato Grosso

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: arquivo/assessoria)

O Irã se isolou na segunda colocação como o segundo maior mercado exportador de Mato Grosso, aproximando-se da China, que ainda lidera o ranking com 31% das compras. De acordo com dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), o país do Oriente Médio responde por 24% das vendas externas estaduais, o equivalente a U$ 3,6 bilhões, entre os meses de janeiro e setembro deste ano. A variação é de 463%, ou U$ 2,99 bilhões, a mais do que o mesmo período.

Dentro do Brasil, o estado é o principal mercado iraniano. Dos U$ 4,5 bilhões exportados para o país, U$ 3,6 saíram de Mato Grosso. O valor ajudou a elevar o Irã ao 6º lugar no ranking de maiores compradores do Brasil. O produto preferido dos persas é o milho, que responde por 79% das compras no Brasil todo, a soja tem 11% de participação e a carne tem 5,7%.

O avanço iraniano ao milho muda o perfil da balança comercial de Sorriso, que, na maioria do tempo, tinha a soja como principal produto de exportação. De janeiro a setembro, o MDIC mostra que o milho domina 84% das vendas dos produtores do município e que o Irã é o destino de 81% das vendas.

As vendas para o Oriente Médio ajudaram melhorar o resultado da balança comercial de Mato Grosso, que, conforme Só Notícias já mostrou, tem saldo de U$ 14,3 bilhões entre janeiro e setembro. No superávit de quase U$ 4 bilhões, pelo menos U$ 2,99 pode ser colocado na conta do Irã.

Em 2015 o Irã já havia feito uma grande investida ao milho mato-grossense. Agora, após o rompimento do acordo nuclear com os Estados Unidos e a imposição de sanções econômicas, os persas começaram a procurar outros mercados e a favorecer o Brasil. Especialistas acreditam que o mesmo deve acontecer com a China, que está numa batalha tarifária com os Estados Unidos, principal concorrente do Brasil na exportação de grãos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Esmagamento de soja em Mato Grosso aumenta 3,4%; margem das indústrias cai

O esmagamento de soja em Mato Grosso alcançou 1,03...

Confinamento de gado em Mato Grosso pode fechar ano com aumento de 60%

O mais recente levantamento de intenções de confinamento, feito...

Custo da produção de algodão em Mato Grosso tem queda, aponta CPA

A estimativa do custo de produção do algodão em...
PUBLICIDADE