O presidente da Câmara Municipal de Sinop, vereador Ademir Debortoli (MDB), encaminhou, esta tarde, um oficio à prefeita Rosana Martinelli (PR) pedindo o cancelamento do edital de licitação que visa o aluguel de radares de velocidade para serem instalados em Sinop, com orçamento previsto de R$ 9,9 milhões. O assunto foi abordado durante a 35ª sessão ordinária e o documento tem o apoio de todos os parlamentares.
Conforme Só Notícias já informou, a prefeitura abriu um pregão presencial para a contratação de radares e o processo começa no dia 1º do próximo mês, com o credenciamento das empresas e abertura dos envelopes. O contrato é para prestação de serviços técnicos, apoio na gestão e administração do trânsito, locação, instalação, operação e manutenção dos radares.
No ofício, Debortoli enfatizou que conhece os problemas e os “gargalos” do trânsito em Sinop, que sabe dos riscos e dos acidentes que já acontecem no município, que entende a preocupação da administração pública municipal, mas destacou que as demandas em relação ao trânsito precisam de discussão mais ampla, envolvendo a comunidade e especialistas.
“O valor constante no edital de licitação é elevadíssimo. Acreditamos que há outros dispositivos de segurança com custos menores, como o semáforo, que, conjugados a outras ferramentas e com campanhas de educação para o trânsito e fiscalização eficiente do poder público, ajudariam significativamente a prevenir e a evitar acidentes”, argumentou.
Além de reivindicar o cancelamento da licitação, Debortoli sugere que sejam realizadas audiências públicas para discutir o tema com a sociedade e encontrar soluções imediatas e duradouras.