Não basta só observar o tom de pele do rosto para escolher a cor da base ideal: é preciso ficar atenta, também, à cor do colo, para fazer a harmonização perfeita. “Sempre olho o a cor do peito e do rosto para identificar a cor, já que sempre pode ter mistura de cores de roxo, mais vermelho, amarelo, e assim poder conseguir chegar a igualar a cor da pele com base”, explica a maquiadora. Na hora de testar, é preciso seguir a mesma dica. “Eu recomendo que aplique um pouquinho no queixo e no pescoço ou peito para chegar na cor preferida”.
2 – Faça misturinhas de tons de base
Outra dica é não ficar presa à apenas uma cor de base, e fazer misturinhas de tons pode render um resultado ainda mais natural. “Usar duas cores de base sempre será a melhor opção. Uma deixa tonalizada e a outra pode ser um ou dois tons mais claros para dar luminosidades na zona frontal”, ensina.
3 – Aplique corretivo com esponja para esconder manchas
A pele negra tende a ter mais manchinhas, que podem ser amarronzadas ou avermelhadas. Para escondê-las, nada de abusar das várias camadas de base. “Eu não gosto de excesso de maquiagem, então, se a pele tiver manchas, eu aconselho aplicar a base e logo aplicar o corretivo com esponja para não tirar a base de maquiagem”, indica.
4 – Evite sombras em tons muito claros
Se não for para iluminar o cantinho dos olhos, tente evitar usar sombras claras, prateadas e peroladas, já que elas entregam um contraste chamativo na pele mais escura. “Se você quer usar sombras claras, tem que ser em tom mais quente para evitar que fique acinzentado”, conta a maquiadora.
5 – Vá sem medo nas sombras ousadas
E se por um lado as sombras muito claras não valorizam a pele negra, todos os outros tons garantem um look incrível! “O bom da pele negra é que pode-se usar cores de sombra ousadas como azul, roxos, marrom mais avermelhado e tons dourados”.
6 – Aprenda a escolher a cor certa de iluminador
O iluminador virou item queridinho de muita gente, já que ele ajuda a dar um glow saudável ao rosto e até cria a make glass skin e superiluminada que as fashionistas e famosas adoram! Na hora de escolher, a dica é fugir dos tons perolados e apostar nas cores certas. “Iluminadores em tons mais dourados, rosados e que sejam mais cobres são ideias para peles negras”, indica a expert.
7 – Blush: escolha tons mais intensos
Engana-se quem pensa que pele negra não precisa de blush! O item dá um ar de saúde, pode ser aplicado com vários tipos de pincéis e deixa a pele escura bronzeada e mais corada. “Sempre uma melhor opção em blush são cores mais quentes como terracota, roxos, tom de rosa intenso. Cores intensas ficam realmente lindas na pele negra”, indica a expert.