PUBLICIDADE

Construção do Jardim Botânico de Cuiabá deve começar em no máximo 10 meses

PUBLICIDADE
Redação Só Notícias (foto: assessoria/arquivo)

O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e da Subprocuradoria-Geral de Defesa do Meio Ambiente (SubPGMA), e o Ministério Público Estadual firmaram acordo para implantação definitiva do Jardim Botânico em Cuiabá. O acordo prevê que o órgão ambiental deverá cercar a área, identificando-a como pertencente ao Estado, manter vigilância patrimonial e realizar rondas ostensivas em parceria com o Batalhão da Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA) para evitar invasões.

Investigações feitas no local constataram que a área está sendo invadida para a construção de moradias, causando danos ao meio ambiente. Foi determinado o prazo de 10 meses para quitação e aquisição de projetos arquitetônicos e executivos e início das obras.

O governo de Mato Grosso também se comprometeu a dar continuidade aos processos administrativos referentes aos autos de infração aplicados à prefeitura de Cuiabá e aos administradores de um condomínio, por conta da construção de uma avenida, localizada parcialmente dentro da área do Jardim Botânico. Em fiscalização realizada em maio deste ano, a Sema multou o empreendimento em R$ 1,7 milhão pela construção irregular e o município em R$ 700 mil por emitir o licenciamento em área de unidade de conservação estadual. A via está embargada desde julho e o acordo também prevê a notificação do município para revogação da licença.

O Jardim Botânico do Estado de Mato Grosso foi criado em 2005 em atendimento a lei que determina a obrigação do Estado em criar museus e jardins botânicos representativos de seus principais ecossistemas, visando à pesquisa e educação ambiental. A unidade de conservação está situada em uma área de 67 mil hectares e é considerada essencial para pesquisa e documentação do patrimônio florístico do país e do Estado.

“Recebemos a missão do governador Pedro Taques de implantar definitivamente e ao atuar em parceria com o Ministério Público, vamos dar celeridade na implantação desta unidade que é de essencial para conservação da biodiversidade e pesquisa científica mato-grossense”, destacou o secretário de Estado de Meio Ambiente, André Baby, por meio da assessoria.

Não foi informado o valor do investimento para o funcionamento do jardim Botânico.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Veículos ficam danificados após colisão em cruzamento em Sorriso

Dois veículos ficaram bastante danificados após colidirem no cruzamento...

Apostadores de Sinop e Sorriso ganham prêmio na Quina

Dois apostadores de Sinop e Sorriso acertaram, ontem à...

Caminhão tanque bate em árvore em rodovia em Mato Grosso

O acidente com o caminhão tanque carregado com resíduos...
PUBLICIDADE