PUBLICIDADE

Impugnados, Fabris e Jajah tem grande votação e composição dos eleitos na Assembleia pode mudar

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: assessoria/arquivo)

Dois candidatos a deputado estadual que tiveram votação expressiva e que estão com a candidatura indeferida aguardam resultados de recursos e, se deferidos, podem mudar a configuração da Assembleia Legislativa. O deputado Gilmar Fabris (PSD) terminou o pleito com 22.913 votos e Jajah Neves (SD) conquistou 14.915 eleitores.

Gilmar Fabris teve a candidatura barrada com base na lei da ficha limpa. De acordo com a procuradoria eleitoral, que pediu a impugnação, ele foi condenado em “decisão proferida por órgão colegiado, à pena de seis anos e oito meses de reclusão pela prática de crime contra a Administração Pública, mais especificamente peculato em continuidade delitiva (22 vezes)”. Ele chegou a ficar preso e foi libertado pouco antes das eleições.

Os 22.913 votos de Fabris são suficientes para elegê-lo diretamente se o seu recurso for deferido. Ele assumiria o lugar de Alan Kardec (PDT), o deputado da coligação que entrou com a menor votação. Seus votos também podem alterar o quociente eleitoral e mudar alguma posição entre candidatos com menos votos.

Mudar o quociente também é o que pode acontecer com os 14.915 de Jajah Neves, já que o número é menor do que os 18.721 votos de Ulisses Moraes (DC), o último deputado a entrar na coligação.

Para isso, a justiça eleitoral tem que acatar seu recurso contra a impugnação justificada pela lei da ficha limpa. O comunicador é acusado de fraude, abuso do poder político e uso indevido de veículo de comunicação na campanha que elegeu Ademar Neves, seu irmão, vereador em Várzea Grande, em 2016. Jajah foi condenado em agosto e ficou inelegível por oito anos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

Novo município no Nortão enfrenta dificuldades no 1º ano

Boa Esperança do Norte, o município mais jovem de...

Prefeito de Peixoto de Azevedo amplia horário de funcionamento de órgãos municipais

O prefeito Nilmar Paulistinha (União), de Peixoto de Azevedo,...

Mais de 5,3 mil indígenas são beneficiados pelo programa SER Família em Mato Grosso

Famílias indígenas de diversas etnias de Mato Grosso estão...

Governo Federal atualiza valor de imposto para microempreendedores individuais

O valor do imposto de arrecadação do Simples Nacional...
PUBLICIDADE