O acusado, de 67 anos, foi denunciado por mais de 25 vítimas, e apontado como pelas investigações como o responsável pela morte de três idosos, sendo dois deles em Cuiabá e um em Anápolis (GO), foi preso pela Polícia Civil de Mato Grosso, no Estado de Goiás, pela Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Cuiabá (Derf), e recambiado para a capital mato-grossense no último dia 22.
De acordo com as investigações, o criminoso abordava idosos, preferencialmente, na porta de hospitais e rodoviárias de cidades das regiões Centro Oeste, Sul e Sudeste do Brasil, oferecendo um medicamento para cura de doenças diversas como reumatismo, diabetes, próstata, câncer. Após ingerirem a substância, as vítimas desmaiavam e tinham todos os pertences roubados. Todas as vítimas ficaram internadas em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) depois que tomaram o suposto ‘remédio’.
“Ele ganhava a confiança das vítimas dizendo que era militar aposentado e que tinha um medicamento muito bom para a doença que a vítima tinha (antes ele questionava sobre problemas de saúde). Em seguida, colocava uma substância em um copo e entregava para a vítima beber, dizendo que ela já se sentiria melhor rapidamente. Após as vítimas desmaiarem ele subtraia celular, carteira, cartões de banco”, explicou o delegado, Eduardo Rizzotto de Carvalho, por meio da assessoria.
Conforme o delegado, as vítimas tiveram seus nomes usados para prática de estelionatos diversos, saques em contas bancárias e empréstimos. A substância que o criminoso entregava ainda não foi identificada pela Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec).
De acordo com Rizzotto, a escolha também por vítimas idosas é que no caso de falecimento, muitas vezes dava a aparência de morte natural, como ocorreu em uma das vítimas de Cuiabá, que não chegou a ser encaminhada ao Instituto de Medicinal Legal. Na certidão de óbito consta como causa morte apenas falência múltipla dos órgãos, falência vascular cerebral.
Todos os crimes em Mato Grosso ocorreram no ano passado. Até o momento foram identificadas uma vítima em Rondonópolis e cinco vítimas em Cuiabá, sendo que Odílio Rodrigues dos Santos, 63 anos, e Vanderlei Marcos Missau, 69 anos, morreram. Além de uma vítima fatal em Anápolis (GO), e outras que sobreviveram no interior de São Paulo, Paraná, Goiás, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Ele foi descoberto depois da identificação do aparelho de celular de um idoso do município de Rondonópolis, que foi vítima no 26 de junho do ano passado. Em seguida, uma denúncia no Centro de Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), sobre roubos mediante ingestão de uma droga pelas vítimas, cometidos por um homem com as mesmas características, reforçou o trabalho dos investigadores. A partir disso, os policiais descobrir o paradeiro do criminoso identificando sua localização
O criminoso vai responder por roubos combinados com dois homicídios qualificados e três tentativas de homicídio pelos crimes cometidos em Cuiabá.