O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Domingos Sávio Barbosa, instituiu uma comissão para reconhecer e credenciar o curso de Medicina em Sorriso. Caso aprovada, a graduação será ofertada pelo Instituto de Ensino Superior, Pesquisa e Tecnologia (IESS).
Conforme a portaria, três avaliadores irão conduzir os trabalhos. A comissão terá prazo de 60 dias para apresentar um relatório para a Superintendência de Educação Profissional da Secretaria Estdual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec). A pasta fará análise do documento e, em seguida, o submeterá ao Conselho Estadual de Educação.
Em agosto, o prefeito Ari Lafin (PSDB) criou, por meio de decreto, a Faculdade de Medicina de Sorriso, mantida pelo Instituto de Ensino Superior. O município é sócio majoritário do IESS, que é uma sociedade de economia mista (união entre entes públicos e privados).
Em março, Ari Lafin assinou, em Brasília, na secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres), o termo de compromisso que celebrava a implantação e funcionamento do curso no município. O gestor comemorou a assinatura e destacou que era um marco histórico para Sorriso.
“Além da nossa produção agrícola elevada e o título de capital nacional do agronegócio, nosso município se consolida como um polo de educação, desenvolvimento e pesquisa. E o melhor disso é que estamos crescendo junto com os municípios da região”, disse, por meio da assessoria.
O IESS foi fundado, em agosto do ano passado, em Sorriso.