PUBLICIDADE

Wellington explica como pretende criar a Universidade Federal de Sinop

PUBLICIDADE
Só Notícias/Marco Stamm (foto: Só Notícias/arquivo)

A criação da Universidade Federal de Sinop faz parte do plano de governo do senador Wellington Fagundes (PR) que concorre ao governo do Estado. Ele tem dito durante a propaganda eleitoral que pretende criar universidades federais em Sinop e em Barra do Garças, mas as instituições já estão nestas cidades com câmpus vinculados à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT). A diferença, explicou Fagundes ao Só Notícias, é que as novas seriam nos moldes das que existem em Cuiabá e em Rondonópolis, com autonomia financeira e administrativa, tendo orçamento e reitores próprios.

“A criação destas universidades proporciona a vocação da autonomia regional. A autonomia traz a oportunidade de a universidade discutir mais de perto com a comunidade, cria cursos que possam promover o desenvolvimento regional, tanto a de Sinop como a de Barra do Garças, como foi com a criação da Universidade Federal de Rondonópolis. Mato Grosso é muito grande e com certeza nós temos condições de ter quatro universidades federais funcionando porque nós temos quatro grandes regiões e que estão em desenvolvimento”, explicou.

De acordo com Fagundes, uma faculdade independente tem condições de atender melhor as necessidades regionais, gera novos empregos qualificados e não tira recursos da UFMT. “A criação de uma nova universidade no estado não representa tirar recursos daquela existente. Nós vamos trazer mais recursos de Brasília e a Universidade Federal tem um orçamento próprio muito grande. Só para se ter uma ideia, o orçamento da Universidade Federal de Mato Grosso é maior do que o orçamento da nossa capital”, destacou.

A criação da universidade é uma atribuição federal, que não compete ao governador. Neste sentido, o republicano pretende trabalhar o apoio com as bancadas de deputados do Centro Oeste e dos estados amazônicos.

“Como governador eu vou liderar a bancada federal, com a experiência que tenho de seis mandatos como deputado federal e senador, tendo um bom relacionamento com toda a bancada. Nós vivemos num país federativo, então o governador tem muito mais poder e o papel de liderar uma região. Em Mato Grosso nós temos um aspecto muito importante, Mato Grosso está geograficamente na região amazônica e na Amazônia legal. Nós pertencemos tanto à região Centro Oeste quanto à região amazônica. Eu vou trabalhar para liderar, junto com os governadores, as bancadas do Centro Oeste e as bancadas da região amazônica”, disse Fagundes.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE