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Mato Grosso atinge metas de qualidade no ensino fundamental mas falha no ensino médio

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Só Notícias/Herbert de Souza (foto: arquivo/assessoria)

Mato Grosso atingiu as metas de qualidade no ensino fundamental em escolas públicas (estaduais, municipais e federais), conforme dados divulgados, nesta segunda-feira, pelo Ministério da Educação. Em 2017, o Estado chegou a 5.7 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), nos anos iniciais do ensino fundamental, etapa que vai do 1º ao 5º ano, superando a meta projetada de 5.2. Nos anos finais do ensino primário (do 6º ao 9º ano) o índice foi de 4.7, ante a uma meta de 4.4.

Considerando apenas as escolas estaduais, Mato Grosso também atingiu as metas do ensino fundamental, chegando a 5.8, nos anos iniciais ano, e 4.6, nos anos finais. As metas estipuladas para estas faixas de escolaridade eram 5.2 e 4.4, respectivamente.

Já as metas do Ideb para o ensino médio nas escolas estaduais  de Mato Grosso não foram atingidas pela terceira avaliação consecutiva (também haviam ficado abaixo do previsto em 2013 e 2015). Segundo os dados divulgados ontem, as unidades chegaram a uma nota de 3.2, no ano passado, ante uma meta de 3.9.

Nas escolas particulares do Estado foram verificados melhores resultados. A nota média dos alunos no 5º ano do ensino fundamental foi de 7.3, ante uma meta de 6.8. No 9º ano, as escolas privadas voltaram a ter resultado positivo (haviam ficado abaixo em 2015), chegando a 6.5, mesma pontuação estipulada como meta.

Assim como as unidades estaduais, as particulares também não atingiram os resultados previstos para o ensino médio. A nota média para esta modalidade de ensino foi de 5.6, em face a um objetivo de atingir 6.4.

O Ideb é considerado o principal indicador de qualidade da educação brasileira. O índice avalia o ensino fundamental e médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O resultado do Saeb foi divulgado na semana passada pelo MEC.

Desde a criação do indicador, em 2007, foram estabelecidas diferentes metas (nacional, estadual, municipal e por escola) que devem ser atingidas a cada dois anos, quando o Ideb é calculado. O índice vai de 0 a 10. A meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021, patamar educacional correspondente ao de países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

No Brasil, a meta estabelecida para 2017 foi cumprida apenas nos anos iniciais do ensino fundamental. A etapa alcançou 5,8, quando a meta estipulada era de 5,5. No ensino médio, etapa mais crítica, o índice avançou 0,1 ponto, após ficar estagnado por três divulgações seguidas, chegando a 3,8. A meta para 2017 era 4,7.

Nos anos finais do ensino fundamental, a meta foi descumprida pela primeira vez em 2013 e não atingiu mais o esperado. Em 2017, com Ideb 4,7, o país não alcançou os 5 pontos esperados.

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