Sinop pode ganhar um parque ecológico semelhante ao Parque Florestal. A Câmara Municipal aprovou, ontem à tarde, projeto de lei de iniciativa da prefeitura, criando Parque Natural Municipal Jardim Botânico, que abrange aproximadamente 90 hectares das reservas R1, R2 e R3 e que vai dos bairros Jardim Botânico, passando pelo Jardim Paraíso até o Jardim Belo Horizonte. A matéria foi apreciada em primeira e única votação e está pronta para ser sancionada pela prefeita Rosana Martinelli (PR).
A área está degradada ambientalmente e a intenção da prefeitura é criar um plano de manejo para recuperá-la, pois entende que o local é vital para a sobrevivência dos córregos do município, uma vez que abriga na nascente do Ribeirão Nilza. Também estão nos planos a transformação no parque numa área de pesquisa científica, educação ambiental, turismo e recreação e que deve ser feito em parceria com a iniciativa privada e entidades.
“Considerando que se tratam de áreas já consolidadas como de preservação ambiental, o objetivo da lei é criar e regularizar a área de unidade de conservação, bem como seu enquadramento em categorias de proteção de acordo com as legislações vigentes trará somente benefícios para a comunidade e ao meio ambiente. As áreas naturais desempenham funções essenciais para a sobrevivência, o bem-estar, a qualidade de vida e o desenvolvimento das sociedades humanas, tornando-se um instrumento efetivo de ordenamento do processo de ocupação do território de zoneamento ambiental”, justificou a prefeita.
Rosana Martinelli enfatizou que a criação do novo parque não terá ônus para o município. Os recursos podem vir de parcelas de compensação ambiental de grandes empreendimentos, como a Usina Hidrelétrica, por exemplo, e do ICMS Ecológico. Não foi dado prazo para início dos trabalhos de construções e melhorias.