Você já ouviu falar em massagem facial? Como o próprio nome já diz, o tratamento que é realizado no rosto pode oferecer inúmeros benefícios, inclusive colaborar para um resultado mais satisfatório da “no makeup” ao deixar a pele com uma aparência melhor e diminuindo a insegurança ao aderir a essa tendência. Em conversa com o Purepeople, a maquiadora Carla Biriba esclarece como ela funciona e quais são os seus efeitos. A beauty artist, conhecida por ser especialista no assunto, ensina o passo a passo para começar a massagear, além de listar as mudanças que podem ser alcançadas só com o poder das mãos: “Depois que eu aprendi a massagem, a minha visão mudou muito, porque eu percebi que, quanto mais cuidamos e tratamos da pele, menos make a gente precisa usar e mais perfeito, iluminado e jovem o rosto fica.”
Passo a passo: ‘Hidrato a pele fazendo a massagem’
A rotina de beleza das mulheres orientais é conhecida por ser bem elaborada e com muitas etapas, sempre priorizando a saúde da pele. “A massagem surgiu na minha vida quando eu morei em Londres há 13 anos e fui assistente de uma marca de produtos japoneses chamada RMK”, conta a maquiadora ao apontar: “A base da maquiagem deles é massagear o rosto e tratar a pele antes de maquiar. Isso mudou a minha concepção de estética e a minha maneira de trabalhar.” Para começar o tratamento, é preciso conhecer as características da pele para identificar o que precisa ser feito: “Levo em consideração a necessidade de cada a pele. Isso vai variar o tempo e a parte do rosto que vou me dedicar mais.” Apesar de anteceder a maquiagem, existem outras fases que precedem a massagem. “Primeiro limpo a pele e, se estiver muito seca ou descamando, faço uma máscara. Depois tonifico e hidrato fazendo a massagem com movimentos para drenar e deixar a pele bem relaxada antes de começar a maquiagem”, sugere a profissional ao exemplificar: “Se o rosto estiver inchado, em vez de carregar no contorno, intensifico na massagem, priorizando o maxilar e as bochechas.”
Benefícios alcançados pela massagem: ‘São inúmeros’
O tempo que demorará para fazer a massagem também irá variar de acordo com as necessidades de cada pele. “É relativo, pode ir de um até cinco minutos. Às vezes a pele está perfeita, precisando de uma massagem mais leve”, relata a especialista ao acrescentar: “Quando está inchada, ou há dificuldades de se acostumar com novo fuso horário, ou há retenção de líquido, eu dou uma caprichada.” As vantagens oferecidas pelo procedimento promete ser milagrosa. “São inúmeros. Tonifica o rosto, ativa a circulação, remove células mortas, relaxa e ajuda a contornar”, garante a beauty artist ao revelar sua rotina: “Eu faço a massagem duas vezes ao dia, uma de dia e outra de noite. Mas acaba sendo um momento para se cuidar e, além de fazer bem para a sua pele, é um bem estar, então o máximo que você conseguir fazer é bom.” Para fazer a massagem, Carla indica produtos que precisam estar de acordo com cada tipo de pele: “Pode fazer com óleo ou hidratante antes do protetor solar e da maquiagem”