A expansão da ferrovia Norte Brasil de Rondonópolis a Sorriso, na região Norte de Mato Grosso, num trecho de aproximadamente 600 quilômetros, é uma das alternativas defendida pelo candidato Arthur Nogueira, da coligação Redefinindo Mato Grosso, para melhorar a logística no Estado.
Em visita ao terminal intermodal ferroviário, instalado em Rondonópolis, desde 2015, ele ressaltou os importantes avanços no escoamento da produção mato-grossense já alcançados.
Diariamente, em media 1,4 mil carretas descarregam no local, com dia e horário agendados. O volume equivale a um navio de grande porte, que é levado por 80 vagões até os portos existentes em São Paulo e Paraná. De lá, os produtos de Mato Grosso são encaminhados para outros países.
“Dentre os grandes gargalos para o escoamento da produção de Mato Grosso, seja dos grandes ou pequenos produtores, estão as longas distâncias a serem percorridas e as condições das rodovias. A ferrovia reduz o custo de transporte para o produtor e diminui o tráfego de veículos pesados nas rodovias, gerando melhor qualidade de vida e segurança para o motorista”, declarou Nogueira, por meio da assessoria.
Outro benefício, conforme o candidato, é a geração de emprego e renda para o município onde os terminais são instalados. Arthur Nogueira ressaltou que o governo do Estado precisa realizar o convencimento junto ao governo federal da importância do modal, tendo em vista a representatividade de Mato Grosso na balança comercial. “Há duas décadas Mato Grosso bate recorde de produção que não é acompanhado nos investimentos na infraestrutura, o que demonstra falta de prioridade. Cabe ao governador cobrar esta contrapartida”, finalizou.