O juiz Mirko Vicenzo Gianotte, da 6ª Vara Cível, determinou o bloqueio de R$ 99,8 mil para realização imediata de uma cirurgia para um bebê de Sinop. O menino, que tem um mês e meio de vida, possui uma condição considerada rara, denominada “cranioestenose” (conhecida popularmente como “doença da moleira fechada”), quando há calcificação antecipada das suturas do crânio.
Diante de um “iminente risco” de morte para o bebê, Mirko havia determinado ao Estado a realização urgente da cirurgia. Porém, constatou que a decisão “não foi cumprida” e mandou bloquear o valor da conta estadual. O procedimento será realizado, ainda este mês, no Hospital São Lucas, em Ribeirão Preto (SP).
Em julho, uma semana após o nascimento do menino, a família iniciou uma campanha na internet para tentar conseguir o valor para a cirurgia e mais gastos para o tratamento. Até agora, foram arrecadados R$ 10 mil.
Nas redes sociais, a mãe do bebê comemorou a decisão liminar e informou que a campanha na internet continuará. “Quero que saibam que a campanha vai continuar, pois esta é a mais importante, mas a primeira das batalhas que o nosso guerreiro vai enfrentar. Assim possível vamos fazer uma prestação de contas sobre o valor arrecadado e uma estimativa dos custos pós-cirúrgicos, de retornos e do tratamento auditivo e da síndrome”.