No dia 16 de setembro, Carolina Dieckmann faz 40 anos. Mas a atriz – que é casada com o diretor de TV Tiago Worcman, de 43 anos, e mãe de Davi, de 19 (de sua relação com o ator Marcos Frota), e José, de 11 – está com o rosto igualzinho a quando tinha 20. “Com cara de 20 não sei (risos)! Mas realmente não vi nada de muito diferente. Acho que é porque me olho todo dia. O que vejo no espelho tem muito a ver com o que sinto. E sinto que meu rosto tem muito a ver com a vida que levo. Se um dia estou mais estressada, me acho menos bonita porque acho que o estresse deixa a gente com uma cara mais brava. Se você procura ter uma vida feliz, saudável, grata, independentemente da idade, se tem hábitos que te deixam feliz, não vejo como isso não aparecer e fazer parte da sua beleza ou parte do que você mostra. Sempre achei isso. Acho que a gente é muito reflexo das coisas que sente e planta”, argumenta.
Embora se considere mais “natureba” nos cuidados com a pele, a atriz se encantou com a linha de tratamentos de Anna Pegova. “Nunca usei muita coisa no rosto, só filtro solar e mais nada. Mas a gente vai amadurecendo e ficando com vontade de se cuidar. Acho que é natural do amadurecimento. Coincidentemente, no dia em que conheci a linha de tratamento da Anna, estava com a pele com várias bolinhas, como se fossem pequenas espinhas – não sei se por estresse. Fizeram uma esfoliação e depois uma máscara de argila maravilhosa. Minha pele melhorou muito rápido. Sempre fui meio reticente com essas coisas, sou meio desconfiada, mas fiquei realmente impressionada como que se cuidar dá resultado”, diz.
Carolina atribui a ótima qualidade de sua pele à sua dermatologista, Claudia Miki, do Rio de Janeiro. “A Claudia sempre foi a minha dermatologista e ela é super contra procedimentos invasivos. Então, a pele que tenho hoje agradeço muito a ela. Porque ela sempre foi do menos é mais. Ela nunca enfiou uma agulha em mim. Sempre foi super conservadora para essas coisas de tratamento. Acho que a minha pele é supersaudável hoje por eu não ter feito laser a vida inteira”, lembra.
Carolina diz nunca ter seguido um passo a passo de beleza. “Não tenho isso. O que fiz a vida inteira foi esfoliar e passar protetor solar. E mesmo assim, às vezes esquecia. Sou muito viciada em esfoliar a pele, gosto de sentir o rosto limpo. E passo um creminho noturno. Não é nada demais. Não são coisas complicadas de fazer”, admite.
SEM REGRAS
Em relação à alimentação, ela também não tem muitos segredos. “A minha alimentação é bem cuidada, bem orgânica porque tenho um marido psicopata (risos). Estou casada com o Tiago há 15 anos e há 15 anos a minha vida mudou nesse sentido. Porque ele é um cara superpreocupado com saúde, é uma pessoa que gosta de ir ao mercado, que gosta de cozinhar, é ele quem manda na cozinha da minha casa. Então, isso foi uma coisa que ganhei de brinde na vida: ter casado com o homem que amo e ainda superpreocupado com a saúde”, diverte-se.
Apesar disso, Carolina garante não ser certinha o tempo todo. “Só que não sou tão, digamos assim, regrada. Não me imponho isso porque tenho uma vida muito dinâmica, de muita viagem, a minha rotina quando faço novela é uma, quando estou sem fazer novela é outra, pode mudar de um dia para o outro. Um dia faço um filme e fico três meses com uma rotina completamente diferente, em um lugar completamente diferente. Então, não sou uma pessoa preocupada em ser regrada. Se estou em casa a minha alimentação é assim, se estou no set a minha alimentação é assado. Não ando com marmita, com comidinha. O máximo que faço, se sei que vou para um lugar mais difícil, sei lá, uma viagem de avião, por exemplo, é carregar castanha de caju comigo, que é uma coisa que adoro e que se eu sentir uma fome me dá um salzinho. Castanha de caju é uma coisa que tem sempre na minha bolsa. Mas fora isso não sou uma pessoa de ficar carregando marmita”, conta.
A atriz diz não se dar bem com tantas regras. “Quando a gente fica muito regrada, se a gente sai da regra, dá uma ‘ziquizira’. Então, também faz parte ser adaptável. Saio às sete, tenho que acordar às seis para cozinhar, isso para mim seria muito estressante, e aí acho que não compensaria. Sou uma pessoa mais relaxada, mais do conforto. Isso não combina comigo. É claro que têm pessoas que gostam de acordar às seis da manhã, meditar, fazer o seu próprio alimento e levar a sua marmita. Que maravilha, que felicidade a pessoa ter esse cuidado e essa paz interior de fazer isso! Mas não sou assim! Gosto de acordar e sentir o dia. Às vezes, não sei o que estou com vontade de comer. Adoro estar em um lugar e sentir vontade de comer alguma coisa que não estou acostumada a comer. Sou mais de deixar a vida me levar. E isso em todos os sentidos”, explica.
SEM PLANOS
Carolina admite não gostar de fazer planos. “Não gosto de planejar viagem com muita antecedência, gosto de deixar a vida me levar mesmo. E acho que as pessoas são diferentes. A gente tem que ser feliz do jeito que a gente é, cada um do seu jeito, respeitando o outro, e respeitando a si mesmo também, sem se impor coisas que vão te estressar em vez de te deixar feliz”, analisa ela, que mora em Miami há dois anos com o marido e o filho mais novo.
“Essa coisa do exercício físico também não tenho regra. Vim para Miami, comprei uma bicicleta e falei: ‘bom, não quero ir para uma academia, então vou fazer minha vida em cima de uma bicicleta, meu meio de transporte vai ser uma bicicleta’. E foi isso esses dois anos. Não entrei em uma academia. E o meu corpo está aí. Não estou com barriga tanquinho, também nem faço questão. Estou com meu corpo que é o meu corpo e está tudo certo”, diz ela, que em setembro vai se mudar para o Rio para integrar o elenco de O Sétimo Guardião, próxima trama das 9 da Globo.
“Aí, agora vou começar a fazer novela, provavelmente esse tempo que vou ficar no Rio vou fazer muay thai, que eu adoro, com o Chico Salgado (personal trainer) duas ou três vezes por semana. Mas é assim. O meu corpo é reflexo dessa mulher que deixa a vida levar ela, que quando está em Miami está na bicicleta, que quando está no Rio faz Chico Salgado, se vai para Nova York faz uma aula de ioga com o marido, estou na vida desse jeito”, conta.
(Revista Quem/Globo)