O Cuiabá acaba de vencer o Atlético-AC, por 2 a 0, na Arena Pantanal, na primeira partida das oitavas de final da Série C do Brasileiro. Com esse resultado, o Dourado pode até perder por um gol de diferença que se classifica para às semifinais e garante vaga na Série B do próximo ano. O jogo decisivo será na próxima segunda-feira, às 20h (horário de Mato Grosso) no estádio Florestão, em Rio Branco, no Acre.
Mesmo com o gramado em más condições devido a um festival realizado na Arena no final de semana, o Cuiabá aproveitou o mando de campo e a presença de mais de 24 mil torcedores para botar pressão nos acreanos. A primeira boa oportunidade veio com quando Jean cruzou pela direita e Bruno Sávio subiu sozinho para cabecear, mas mandou pela linha de fundo.
O Atlético esboçava uma reação, só que não estava acertando a pontaria e os passes. Por outro lado, o Dourado estava se impondo e ditando o ritmo do jogo. Em uma jogada pela esquerda, Bruno Sávio buscou o gol, mas a bola foi desviada. A cobrança do escanteio não foi bem aproveitada.
O Atlético chegou com perigo, mas o goleiro Victor Souza estava ligado no lance e fez a defesa, afastando o perigo do gol cuiabano. A resposta do Dourado veio com Alê, que recebeu na área, bateu direto, mas sem rumo, mas ele logo se redimiu. Aos 36, Alê recebeu cruzamento de Eduardo Ramos, e não perdoou. Cuiabá 1 a 0.
Bem melhor posicionado que o Atlético-AC, os mato-grossenses tiveram a chance ainda de ampliar o placar, mas a bola acabou não entrando.
No segundo turno, a primeira oportunidade foi do Atlético, que aproveitou um erro da defesa cuiabana para tentar o empate, mas Dourado conseguiu se recuperar e tirar para escanteio. Diferente do primeiro tempo, os acreanos passaram a pressionar mais. Tauã recebeu na entrada da área, pegou mal na bola e desperdiçou a chance.
O Dourado conseguiu se reorganizar e passou a ter mais posse de bola e buscava espaço para chegar ao segundo gol. Em uma jogada aérea, João Carlos levou a melhor, porém, estava impedido.
Na sequência o Atlético chegou com muito perigo ao gol de Victor Souza, mas se atrapalhou e acabou desarmado. Em uma nova oportunidade Eduardo bateu firme, mas a bola passou ao lado do gol.
Com a aproximação do final do segundo tempo bastante disputado, Matheus recebeu pela direita, conseguiu passar pela zaga, chutou forte, mas Victor Souza fez uma bela defesa salvando o Cuiabá.
Aos 41, em uma cobrança de escanteio, Escobar cruzou e Edson Borges ficou livre para fazer Cuiabá 2 a 0. A partida foi até os 49, O Atlético-AC ainda tentou diminuir o prejuízo, mas a defesa do Dourado segurou o resultado e conseguiu garantir a vantagem para o jogo decisivo.
(Atualizada às 8h21 – 21/08)