A região noroeste do Estado tem se destacado com a produção de café. O governo mato-grossense reconhece que Colniza (1.065 km de Cuiabá), como a capital do café. Hoje, o prefeito Celso Leite Garcia esteve no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) reforçando a parceria com o município. “Colniza é responsável por 51% da produção local, se tornou referência para os outros municípios da região. São mais de 10 mil hectares de café plantado, e a safra está a todo vapor”, disse o prefeito, ao agradecer o ministro.
Por meio do programa Pró Café, o ministério destinou R$ 6 milhões para fortalecimento das lavouras, aumento dos viveiros, mudas e equipamentos para a produção de grão na região.
Desde 2016, dados do IBGE e ‘Levantamentos Sistemático da Produção Agrícola (LSPA)’, apontam Colniza com a maior área destinada à colheita, maior área colhida e maior quantidade de café produzida no Estado de Mato Grosso. São produzidas 130 mil sacas de café por hectare, e a meta é dobrar esse número nos próximos cinco anos.
O ministro Blairo Maggi destacou que o Pró Café é um mecanismo de desenvolvimento socioprodutivo, de geração de emprego e renda nos municípios mais distantes e que possuem a cafeicultura como atividade principal.