PUBLICIDADE

Senador mato-grossense defende ferrovia ligando Mato Grosso a Minas

PUBLICIDADE
Só Notícias (foto: Agência Senado/arquivo)

O senador Rodrigues Palma (PR/MT) defendeu, em discurso na tribuna do Senado, a construção do trecho de 671 quilômetros da Ferrovia do Cerrado, ligando Alto Araguaia, em Mato Grtosso à Uberlândia (MG). O traçado original foi previsto no Projeto Ferronorte de 1989 como um eixo transversal estruturador do transporte ferroviário na região central do País. “A Ferrovia do Cerrado une o Sul do estado com Uberlândia e dali, até o porto de Vitória. Esse trajeto passa em locais de alta produção em Mato Grosso e Goiás e agrega muita carga. Além de passar em um grande centro atacadista, que é Uberlândia e Uberaba. Uma vez implantada, essa ferrovia transportará tranquilamente de 8 a 12 milhões de toneladas de carga por ano”, afirmou Rodrigues Palma.

O senador ainda lembrou a Ferrovia Vicente Vuolo, que faz a ligação entre Rondonópolis e Santos (SP), precisa da extensão até Cuiabá. A ligação com o Distrito Industrial vai possibilitar a captação de grãos produzidos em de Diamantino, Campo Verde e Primavera do Leste. Posteriormente, o trecho de 1.800 km entre Cuiabá e Santarém possibilitará a ligação de norte a sul do estado de Mato Grosso por ferrovias.

 

Ele acrescentou a importância da expansão da malha ferroviária do Mato Grosso para o crescimento e desenvolvimento do agronegócio e da agroindústria, dando uma nova alternativa para o escoamento da produção agrícola do estado, que deve chegar a 70 milhões de toneladas até 2020. “É muito importante o apoio do Congresso na busca de novos modais de transportes, que não o rodoviário, até mesmo para que Governo e população não se vejam novamente reféns de um setor que – hoje, é responsável por mais de 80% do transporte de carga no Brasil – como aconteceu com a greve dos caminhoneiros no primeiro semestre desse ano”, asseverou.

Nesta semana, em audiência pública na Comissão de Infraestrutura, Palma já havia defendido a destinação de recursos para a construção do trecho de 383 km da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste entre os municípios de Campinorte (GO) e Água Boa, conectando o Mato Grosso à Ferrovia Norte-Sul.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Mais notícias
Relacionadas

PUBLICIDADE