O primeiro Seminário Mato-grossense de Nanotecnologia na Agricultura, o MT NanoAgro, será na próxima terça-feira (7), em Cuiabá para abordar o uso de nanopesticidas e nanofertilizantes como forma de otimizar o uso de insumos agrícolas e reduzir seus impactos no meio ambiente, além do uso de biosensores na agricultura de precisão e Legislação Brasileira de Nanotecnologia. A proposta é melhorar e tecnificar a produção de grãos em Mato Grosso.
O pesquisador e consultor técnico da Frente Parlamentar do Agronegócio, professor Leôncio Pinheiro explicou que a nanotecnologia é algo bem presente no dia-a-dia das pessoas. “Muitos produtos que consumimos no dia-a-dia, como sabonetes, detergentes e alimentos, como queijos e maionese, tem elementos nanotecnológicos em sua composição. E com a nanotecnologia aplicada na agricultura, podemos diminuir o uso de insumos e termos um maior aproveitamento deles, gerando redução de custos na produção e diminuição dos impactos ao meio ambiente”, disse, através da assessoria.
Haverá palestras de profissionais especializados da área. A UFMT – Universidade Federal de Mato Grosso é parceira na realização do evento.