A pesquisa realizada pelo Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil no segundo trimestres do ano, sobre a satisfação dos passageiros, em uma escala de 1 a 5, apontou que o Aeroporto Internacional Marechal Rondon, em Várzea Grande, é o terceiro pior entres os 20 pesquisados, com nota 4,22, com uma média de até 5 milhões de passageiros por anos. Em avaliação geral que também vai até 5, tirou 4,22. Os dois últimos colocados foram o de Florianópolis com 3,69 e o de Belém com 3,97. Foram entrevistadas 8,342 mil pessoas. O resultado da pesquisa foi divulgado ontem.
No aeroporto em Várzea Grande foram perguntados sobre a facilidade de desembarque no meio-fio, nota: 4,39, tempo de fila na inspeção de segurança 4,61, confiabilidade na inspeção de segurança, 4,40,cordialidade e prestatividade dos funcionários da inspeção de segurança 4,46, qualidade da sinalização do aeroporto 4,16, disponibilidade e qualidade das informações nos painéis de voo 4,14, entre outros itens.
Nestes cinco anos, a avaliação mostra que houve uma melhoria no preço dos produtos comerciais e nos preços dos alimentos, apesar de ainda serem as principais reclamações dos entrevistados. Dados da Secretaria Nacional de Aviação Civil do Ministério mostram que os entrevistados que possuem maior grau de escolaridade e maior renda costumam dar notas menores na pesquisa. O mesmo acontece entre os passageiros mais frequentes, e os viajantes estrangeiros dão notas maiores do que os brasileiros.