Dois suspeitos de envolvimento em assassinatos ocorridos em Sinop irão a júri popular, esta semana. O primeiro está marcado para esta terça-feira, quando um homem, de 29 anos, será julgado pela morte do adolescente Ronaldo Henrique Costa, 17 anos. O crime aconteceu em março de 2016, no bairro Alto da Glória. O acusado confessou o assassinato e disse, em depoimento à Justiça, que estava sendo ameaçado pela vítima. Ele alegou que foi agredido por Ronaldo e outras pessoas. Por tal razão, sacou a arma e atirou na vítima.
O réu está preso preventivamente desde 2016, no presídio Osvaldo Florentino Leite, o “Ferrugem”. Ele responde ação penal por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima.
O outro julgamento da semana, na comarca sinopense, será na quinta-feira (2). Na data, sentará no banco dos réus o principal acusado de matar Edimar José Rocha, 25 anos. O crime aconteceu no dia 20 de agosto de 2016, em uma residência no bairro Jardim dos Ipês.
A esposa de Edimar contou à Polícia Militar que ele teria saído para verificar barulhos no quintal da casa quando foi surpreendido pelos disparos. O jovem não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. A mulher da vítima também relatou aos militares que os tiros foram disparados por um homem, que estava em uma motocicleta vermelha.
A suspeita é que o crime tenha motivação passional. O réu nega envolvimento no assassinato. Ele continua preso, no Ferrugem, e também responderá por homicídio qualificado, cometido por motivo torpe e mediante recurso que dificultou ou impossibilitou a defesa da vítima.