O governo de Mato Grosso recebe, hoje, uma comitiva com 56 integrantes do governo da China para a assinatura de três protocolos de intenções estabelecendo ações voltadas aos setores de pecuária e agricultura. A primeira parceria será assinada com o Instituto Mato-grossense da Carne (Imac), e diz respeito ao apoio para habilitação de novas plantas frigoríficas no Estado, bem como pesquisas para a melhoria da carne. Já a segunda, está focada no investimento em novas tecnologias para agricultura/pecuária, segurança alimentar e mercados. E, a terceira está voltada fortalecimento das relações entre o governo de Shaanxi e Mato Grosso, por meio de parcerias e intercâmbio de pessoas e conhecimento em diversos setores.
Esta tarde, os chineses participam do Fórum de Cooperação Econômica e Comercial Shaanxi/China e Mato Grosso evento que visa estreitar o relacionamento com o governo chinês e consolidar negócios no ramo de turismo, agronegócio, mineração, tecnologia, inovação, comércio exterior, infraestrutura e logística.
A união entre os países terá saldo positivo para o Estado, já que o mercado consumidor chinês, apenas na província de Shaanxi, tem uma população de aproximadamente 37,5 milhões de habitantes, enquanto todo Centro-Oeste brasileiro não ultrapassa os 15 milhões.
O objetivo dos estrangeiros é executar projetos conjuntos para o fomento do comércio bilateral, principalmente com os produtos, como soja, sorgo e carnes bovinas. Entre as expectativas de investimento estão a agroecologia e o fomento ao intercâmbio de conhecimento. Nos últimos 3 anos, a China investiu mais de R$ 22 milhões no Estado.
Além de integrantes do executivo chinês, estarão presentes empresários dos mais diversos segmentos como: energia limpa, construção, produtos naturais/saúde e equipamentos eletrônicos, informa a assessoria.