O Cuiabá viaja amanhã ao Paraná para enfrentar o Operário num jogo que vale mais do que os três pontos na Série C do Campeonato Brasileiro. Com a vaga inédita para a fase classificatória praticamente assegurada, o time cuiabano quer aproveitar o confronto direto para reduzir a diferença de quatro pontos para o Operário e ter a chance de, nas últimas rodadas, ultrapassar o adversário na tabela.
No Dourado, a ordem é terminar a primeira fase na melhor posição possível para pegar um adversário menos qualificado nas eliminatórias. Isso porque, o cruzamento prevê que o primeiro colocado do Grupo B (o do Cuiabá), enfrenta o quarto colocado do Grupo A, e os segundos de cada grupo jogam com os terceiros opostos.
Se o campeonato terminasse hoje, o adversário seria o tradicional Santa Cruz, de Pernambuco, que é o terceiro no Grupo A. Outro adversário que está no caminho do Dourado e que pode ser encontrado logo no primeiro jogo das eliminatórias é o Náutico, outro tradicional clube pernambucano com passagens pela Série A, com camisa pesada e que atrai grande público para os jogos. O Náutico está em segundo lugar no Grupo A.
Ninguém fala abertamente nas entrevistas do Cuiabá, mas a preferência em terminar em primeiro lugar é para evitar uma das duas grandes equipes pernambucanas. As outras opções que estariam classificadas hoje seriam o Confiança, do Sergipe, que está em quarto lugar (e pega o primeiro do grupo do Cuiabá) e o Atlético, do Acre, que apesar da liderança, não tem uma camisa que assusta.
Após o fim da fase classificatória, os quatro melhores de cada grupo de classificam e disputam o mata-mata. Uma vitória coloca o Cuiabá na Série B em 2019.
Grupo b
1 Operário-PR 32 pontos
2 Cuiabá 28
3 Botafogo-SP 27
4 Bragantino 25
5 Volta Redonda 16
6 Ypiranga-RS 16
7 Luverdense 15
8 Tombense 15
9 Tupi-MG 14
10 Joinville 10