A goleada do Cuiabá, por 5 a 0, no Joinville, sábado, na Arena Pantanal, ainda não garantiu, matematicamente, a vaga ao time mato-grossense para a segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série C, mas deixou o Dourado muito perto de ficar com uma das 4 vagas. Isso porque as duas equipes que estão logo abaixo do G4, Volta Redonda (RJ) e Ypiranga (RS), estão a 12 pontos de distância dos cuiabanos faltando 12 para serem disputados nas próximas quatro rodadas.
Mesmo que o Cuiabá perca todas as partidas e que Ypiranga e Volta Renda vençam todos os jogos, ainda assim vão precisar de goleadas para tirar a diferença de 19 gols de saldo. O Dourado é o time com melhor ataque entre todas as equipes dos dois grupos, com 28 gols marcados, e tem a terceira melhor defesa da competição com 14 gols sofridos.
Para Luverdense, que hoje trocou de treinador – saiu Luizinho Vieira e assumiu Maico Gaúcho– as chances de classificação acabaram no confronto direto que a equipe teve sábado contra o Volta Redonda, fora de casa, ao perder por 2 a 0. O Verdão do Norte estacionou nos 15 pontos e não pode chegar ao G4. Para piorar a situação, a equipe começa a ser assombrada com a zona de rebaixamento, pois está somente a um ponto acima da degola.
Tupi (MG) e Joinville (SC) seriam os times que cairiam se a competição terminasse hoje. Os mineiros somam 14 pontos e podem sair do rebaixamento já no próximo sábado, quando jogam, justamente, contra o Luverdense. A vantagem do LEC é que a partida é no Passos da Ema e também de ter um confronto direto contra o Joinville. Resumindo: o time de Lucas do Rio Verde só depende dele mesmo para continuar na Série C.
Classificação Grupo B
1 Operário-PR 32 pontos
2 Cuiabá 28
3 Botafogo-SP 27
4 Bragantino 25
5 Volta Redonda 16
6 Ypiranga-RS 16
7 Luverdense 15
8 Tombense 15
9 Tupi-MG 14
10 Joinville 10