Pacientes que realizam tratamento quimioterápico terão atendimento preferencial em bancos, casas lotéricas e supermercados de Sinop. A sanção da prefeita Rosana Martinelli (PR) ao projeto aprovado pela câmara de vereadores foi publicada no Diário Oficial e, com isso, a lei já entrou em vigor. O benefício vale também para pessoas que fazem radioterapia, hemodiálise ou utilizam bolsa de colostomia.
A lei também determina que as empresas públicas de transporte coletivo e concessionárias deverão disponibilizar aos pacientes acesso à assentos preferenciais. Os beneficiados também terão garantidas vagas prioritárias em estacionamentos de estabelecimento privados ou de uso coletivo, ou o direito de utilização das destinadas para pessoas com deficiência, com dificuldade de locomoção e idosos
O projeto de lei havia sido proposto pelo vereador Hedvaldo Costa (PR). “Este projeto visa tornar a vida das pessoas menos penosa oferecendo mais qualidade de vida. Notoriamente, não há muito o que se argumentar quando à importância da propositura, já que se trata de uma vantagem concedida a estas pessoas que, na maioria das vezes, não são vistas”, defendeu o vereador, ao apresentar a propositura.
No Senado, um projeto apresentado pelo ex-jogador Romário (Podemos-RJ) também pretende beneficiar os pacientes que fazem tratamento contra o câncer. A matéria já foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH), mas não tem data para ser votada em plenário.