O terceiro sargento do Corpo de Bombeiros, Cláudio Wagner Del Bel, confirmou, há pouco, ao Só Notícias, que uma área com ao menos 80 hectares de pastagem foi consumida pelo fogo e cerca de 200 cabeças de gado ficaram sem alimentação no município de Santa Carmem (40 quilômetros de Sinop). Ainda durante a tarde, duas áreas de 40 e 60 hectares, com plantio de milho foram destruídas pelo fogo.
“O incêndio começou em uma das propriedades e foi passando para as outras. Será difícil apontar onde começou o fogo e se foi criminoso. Começamos o combate das chamas por volta das 11h e só terminamos depois das 13h. Tivemos apoio dos maquinários e caminhões-pipas das propriedades da região”, disse o sargento.
Conforme Só Notícias já informou, militares do Corpo Bombeiros e brigadistas também combateram, esta tarde, uma queimada em uma palhada do milho que foi colhido recentemente em uma fazenda localizada às margens da MT-423, entre Cláudia e Sinop. Eles usaram duas viaturas de combate a incêndios e caminhões-pipas para acabar com as chamas. O fogo começou por volta das 11h.
Queimadas em áreas rurais estão proibidas, em Mato Grosso, desde domingo até 15 setembro, devido ao período de seca. Para quem for pego desrespeitando a lei, as multas variam de R$ 1 mil a R$ 7,5 mil por hectare e a fazenda pode ser embargada pela fiscalização.