Dois homens, de 29 e 30 anos, foram presos em flagrante, hoje, em ação da Delegacia Especializada de Roubos e Furtos de Veículos Automotores (Derfva), acusados aplicarem golpes para pegar o cartão de crédito das vítimas e realizarem compras. Pelo menos cinco pessoas foram identificadas até agora. Estima-se que em pouco tempo os criminosos lucraram mais de R$ 30 mil. Com os dois golpistas foram apreendidos crachás falsos de quatro bancos, cartões de créditos, dinheiro e um Ford KA, não foi informado se o veículo tem registro de roubo ou furto.
De acordo com a assessoria da Polícia Civil, os bandidos ligavam para as vítimas se passando por funcionários de bancos ou de seguradoras, informando que seu cartão de crédito foi clonado em uma compra. Após a vítima confirmar não ter realizado a compra, eles faziam um falso procedimento de cancelamento do cartão.
No entanto, o criminoso informava que outro cartão iria ser enviado e um funcionário da agência bancária passaria no endereço para recolher o cartão supostamente clonado. Os golpistas usavam até crachás falsos de bancos para dar credibilidade à fraude.
“Através de conversa e aparência muito boa, eles conseguiam recolher os cartões das vítimas, com as senhas, e a partir daí passavam em vários estabelecimentos efetuando compras, contando até com a colaboração de terceiros para passar valores em máquinas e obter um retorno em dinheiro”, explicou o delegado da Derrfva, Marcelo Martins Torhacs.
Um dos últimos golpes foi contra uma idosa, de 81 anos, que teve seu cartão usado duas vezes em estabelecimentos supostamente de comparsas, para retirada de dinheiro.