O presidente da Câmara Municipal de Sinop, Ademir Bortoli (MDB), admitiu hoje, durante a 21ª sessão ordinária do ano, que é pré-candidato a deputado estadual e espera ao menos que um vereador seja eleito em 7 de outubro. Incluindo ele são 7 vereadores pré- candidatos – professora Branca e Hedvaldo Costa, ambos do PR, (a estadual), ao emedebista Gilmar Flores, o Joaninha (estadual), Ícaro Severo e Adenilson Rocha e o próprio Ademir a estadual e Dilmair Callegaro a federal. O número deve ser menor a partir das confirmações das candidaturas em agosto, quando ocorrerem as convenções partidárias.
De todos os parlamentares, apenas Joaninha se manifestou contrário ao discurso de Bortoli. Se Joaninha decidir concorrer mais à frente, deve enfrentar concorrência com o próprio presidente da câmara, que embora não tenha falado abertamente sobre a pré-candidatura, sistematicamente tem lançado seu nome em sessões da Câmara. A outra concorrência é com o deputado Silvano Amaral, que além de já ter a cadeira na Assembleia, é secretário estadual do MDB.
Pelo PR, a Professora Branca já manifestou externamente a intenção de concorrer à Assembleia e se movimenta nos municípios vizinhos. Além do Professor Hedvaldo, que trabalha mais discretamente, há uma disputa interna com o empresário José Carlos Ramalho, que é presidente da agremiação em Sinop e que também manifestou interesse na disputa.
Os três vereadores do PSDB já fizeram anúncio das pré-candidaturas. Ícaro e Adenilson devem disputar uma vaga interna, embora o partido não tenha descartado os dois no pleito.