Em reunião realizada, esta tarde, na sede da Federação Mato-grossense de Futebol, sete clubes definiram diretrizes para a disputa da Copa FMF deste ano. Com início programado para o final do mês de setembro, União de Rondonópolis, atual campeão, Cuiabá, Mixto, Poconé, Operário Várzea-grandense, Araguaia e Dom Bosco irão correr atrás do título e de uma vaga na Copa do Brasil. Luverdense, Sinop e Ação decidiram não participar.
Mantendo a mesma base do regulamento do ano anterior à competição será disputada por atletas Sub- 21, podendo ser escalado em súmula de jogo cinco atletas com até 23 anos de idade. A final da competição está prevista para o dia 25 de novembro.
Durante a reunião ficou definido que as agremiações terão até o dia 10 de julho para apontar uma possível desistência na disputa.
A Copa FMF vai ser dividida em três fases. Na primeira, as sete equipes vão jogar todas contra todas em turno único. Os quatro melhores times ao fim da primeira fase avançam para as semifinais, que serão no sistema mata-mata em jogos de ida e volta. Quem passar disputa a decisão também em duas partidas.
O título da Copa FMF garante ao campeão uma vaga na Copa do Brasil de 2019. O Cuiabá, por ser o campeão estadual deste ano, já tem a vaga assegurada na competição nacional. Caso o Dourado chegue à decisão, o outro finalista ficará diretamente com a vaga.