O Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Seripa VI) concluiu que o avião Neiva EMB-202, prefixo PT-UJL, estava sem combustível em um dos tanques. Com isso, acabou caindo e pegando fogo, em uma propriedade agrícola, na região de Pedra Preta (261 quilômetros de Cuiabá), em abril do ano passado. O piloto foi socorrido com ferimentos e sobreviveu.
De acordo com a investigação, ele relatou ter se esquecido de realizar a troca do tanque esquerdo para o direito, após a conclusão do primeiro voo. Dessa forma, o combustível se esgotou e o motor falhou, mesmo havendo 60 litros disponíveis para o consumo na asa direita.
Consta no relatório final do Seripa, divulgado no último mês, que a aeronave decolou da pista de uma fazenda, a fim de realizar um voo de aplicação de defensivo agrícola. "Durante a operação na lavoura de algodão, a aeronave apresentou perda de potência com posterior apagamento do motor. O piloto realizou um pouso forçado na plantação e, depois, que ele abandonou a nacele (controle da aeronave), o avião pegou fogo e ficou destruído".
Na análise técnica foi constatado que a aeronave foi abastecida com 60 litros de gasolina, em cada asa, e mais 504 litros de defensivos no hooper (funil). O planejamento previa a realização de dois voos de aplicação, com 30 minutos de duração cada. Após a conclusão do primeiro voo, o piloto pousou a aeronave normalmente para o reabastecimento do hooper, porém sem adicionar combustível aos tanques.
Depois de completado o carregamento, foi realizada uma nova decolagem. De acordo com o relato do piloto, ao final do segundo voo de 30 minutos, o motor apresentou perda de potência. Ele efetuou a mudança da chave seletora do tanque de combustível do esquerdo para o direito, entretanto o motor não reacendeu.