A prefeitura está revitalizando alguns monumentos da cidade. O primeiro é O Semeador, na Avenida Brasil com a Avenida Goiás. Inaugurado em 2009, o monumento já apresentava rachaduras na base, pintura desbotada e pontos com infiltração. O Semeador foi recuperado, recebeu pintura nova e também melhorias na iluminação. Além disso, foi recuperada a passarela para que os luverdenses e visitantes possam chegar até a estátua e feita uma nova jardinagem.
A estátua representa a população luverdense que semeia esperança e prosperidade, e principalmente aqueles que semeiam ideias inovadoras que contribuem de forma significativa para o desenvolvimento econômico e social de Lucas do Rio Verde.
Na sequência, o monumento que deverá ser revitalizado é o da Galinha Preciosa. Inaugurada em 2015, tem 10 metros de altura em concreto armado representa uma galinha e está localizada no trevo da rodovia MT 449, com a Avenida da Fé. O monumento é uma forma de homenagear a avicultura, setor que gera milhares de empregos na região. O nome Preciosa foi escolhido por meio de concurso com a participação da população.
A assessoria da prefeitura informa que serão inspecionados outros monumentos, como o Luquinha, que fica em uma das entradas da cidade, os Garis, na Praça do Bairro Imperial, e as Emas, localizadas na rotatória do paço municipal.