O Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro) fez, no mês passado, a aferição e aprovou a utilização de quatro radares de fiscalização eletrônica de velocidade, que estão instalados na BR-163 em Sinop, sob responsabilidade da concessionária Rota do Oeste. De acordo com a assessoria de imprensa, agora, os equipamentos dependem apenas do aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para entrarem em funcionamento.
Este ano, quatro radares de fiscalização eletrônica de velocidade foram derrubados no perímetro urbano em Sinop. Do total, apenas um estava sob a responsabilidade da Rota do Oeste e já foi substituído. Os demais estão sob responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). Um deles foram substituído pela administradora da rodovia federal. Os outros dois serão instalados novamente conforme cronograma do órgão.
A assessoria de imprensa da concessionária informou, ao Só Notícias, que avisará com antecedência quando houver data definida para início do funcionamento dos radares. " Vale lembrar que a Rota do Oeste não tem competência para efetuar multas e autuar motoristas em desacordo com as leis de trânsito, o que será realizado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF)", ressaltou a empresa.