O balanço divulgado pelo Centro Judiciário de Métodos Consensuais de Solução de Disputas do TRT (Cejusc) aponta que a 4ª Semana Nacional de Conciliação Trabalhista em Mato Grosso terminou com R$ 11,9 milhões em acordos firmados entre empresas e trabalhadores. O montante acertado para pagamento neste ano foi 67% maior que o alcançado em 2017, quando ficou em R$ 7,1 milhões de reais. O evento começou na segunda e terminou na sexta-feira, da semana passada, e contou com participação das unidades judiciais da capital e do interior.
O resultado colocou o TRT mato-grossense como o segundo Tribunal de pequeno porte do país que mais promoveu acordos nesta edição do evento. Ao todo, foram 574 conciliações realizadas ao longo dos cinco dias, 217 delas apenas em Cuiabá, somando 6,3 milhões de reais.
No interior, os destaques em números de acordos ficaram com as unidades de Água Boa e Lucas do Rio Verde, que totalizaram, nessa ordem, 42 e 32 acordos em processos trabalhistas. Já no critério “valores acordados”, a primeira colocação ficou com a Vara de Juína, que somou aproximadamente 1 milhão de reais em conciliações, seguida pela Vara de Confresa, que alcançou o montante de 817 mil reais.
Na Capital, o maior número de acordos ocorreu na Coordenadoria Judiciaria e de Apoio à Execução e Solução de Conflitos (Cjaesc) do TRT, que organizou seis salas, cinco delas montadas no térreo do Fórum Trabalhista especialmente para o evento. Foram 151 conciliações e 5,4 milhões de reais. Para a juíza Leda Borges, da Cjaesc, o resultado é fruto da participação de todos no processo, inclusive dos servidores que atuaram nas audiências como mediadores. “Mais do que coroar o trabalho da Justiça do Trabalho mato-grossense, o montante de acordos feitos representa que a conciliação, tão buscada pelo judiciário, tem sido cada vez mais uma alternativa para empresas e trabalhadores solucionarem seus conflitos”, avaliou.
A 4ª Semana Nacional da Conciliação Trabalhista é um evento que ocorre todos os anos, sendo coordenado pela Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT). Neste ano, os acordos homologados somaram mais de 874 milhões de reais. Nos cinco dias do evento, os 24 Tribunais Regionais do trabalho realizaram 30.453 conciliações.