A segunda etapa da Operação Retomada, iniciada na semana passada, pela PM em parceria com a prefeitura municipal, prossegue na região do Boa Esperança durante toda essa semana. O principal objetivo é apagar pichações que fazem referências de apoio a grupos criminosos e cumprir mandados judiciais de busca e apreensão e outras medidas visando reduzir os crimes.
Nesta semana, a operação também será bairros Vitória Regia, Novo Estado, Maria Vindilina e Jardim São Paulo. Na semana passada, a ação se concentrou nos bairros Alto da Glória, Jardim América, Sebastião de Matos, Comunidade Menino Jesus, que formam o grande São Cristóvão.
O objetivo também é ampliar a presença policial nos bairros teoria das janelas quebradas, filosofia desenvolvida por estudos sociais norte-americanos na primeira metade do Século XX. Adotada por polícias comunitárias, o experimento aponta que se uma janela quebrada de um edifício não for reparada, a tendência é que as pessoas passem a arremessar pedras nas outras janelas e assim, sucessivamente, passem a ocupar o edifício e destruí-lo. “Quando um lugar está largado, vandalizado, acaba levando que outras pessoas pratiquem vandalismo também. Sem providências, vira algo sem controle”, explica ao Só Notícias, o tenente-coronel Mario Willian Ribeiro Fukjinaka, comandante da PM.