O secretário de Segurança, Gustavo Garcia, Francisco e o delegado geral da Polícia Judiciária Civil, Fernando Vasco Spinelli Pigozzi, definiram, hoje, com o prefeito Valter Miotto, a área para construção das delegacias municipal em Matupá e a delegacia regional – que coordenará ações em Peixoto de Azevedo, Guarantã do Norte, dentre outras. As obras podem ser concluídas ainda este ano. A prefeitura entra com terreno, na área central, e venderá o imóvel onde funciona atualmente a delegacia e repassará os recursos para o Estado aplicar na nova sede, além de bancar o projeto executivo. O valor total que será investido ainda não foi apontado.
O promotor de Justiça, Felipe Oliveira, informou que foi movida uma ação civil pública pedindo bloqueio de R$ 300 mil do Estado para investimentos em infraestrutura, logística e recursos humanos. Esse valor também deverá ser revertido para construção das delegacias. É esperado cumprimento do prazo e julgamento do recurso processual feita pelo governo.
O secretário Gustavo Garcia manifestou que os estudos de viabilidade técnica, financeira e até mesmo de caráter geográfico serão desenvolvidos para que Matupá sedie a delegacia regional de Polícia Judiciária Civil, uma vez que os municípios do Estado estão divididos por regiões integradas de Segurança, agregando os trabalhos das instituições como a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Politec e Polícia Civil.